quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Orgulho e outras coisas

Ontem foi dia de me sentir orgulhosa dos meus rapazes.

O mais velho demonstrou em notas aquilo que já sentia pelas palavras dele. Finalmente vejo o meu filho entusiasmado com a escola, com o estudo. Agora com uma vertente mais dinâmica, mais pratica dos estudos e as notas começaram a subir, o interesse começou a disparar e é um rapaz motivado que tenho à minha frente todos os dias.

O miúdo do meio deixou-me igualmente orgulhosa ontem. Se bem que também me deixou zangada/triste. As notas dele são muito boas. Continua a ter uma aptidão enorme para matemática e para o estudo do meio, ficando a língua portuguesa ligeiramente atrás.

Então e porquê zangada? Porque se as notas das disciplinas são muito boas, as notas do comportamento são péssimas. Este ano então, estão bem piores. A professora diz que ele não consegue estar quieto, concentrado, que fala muito, que brinca muito, que responde muito (responde no sentido negativo), que por mais que seja posto de castigo, continua a não emendar o seu comportamento. E que podia ser uma aluno de excelência se estivesse mais concentrado.

Tenho que falar com a pediatra dele. Perguntar-lhe se não acha que se deveria pedir uma avaliação, para analisar o seu comportamento, a falta de concentração, a falta de sossego. Começo a suspeitar que poderá ser mais qualquer coisa do que a mera desculpa do "é da idade´", "é miúdo" (até porque em casa passa-se basicamente o mesmo).

10 comentários:

  1. Não entres em stress. Mas se achas que é um exagero, pede mesmo uma avaliação. Nada como estarmos elucidadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver como corre este segundo período. Depois, na próxima consulta de rotina, se a coisa continuar, vou pedir a opinião da pediatra.

      Eliminar
  2. Acho que nunca perdes em pedir uma avaliação, mesmo que na verdade não seja nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na próxima consulta vou falar com a pediatra, para saber a opinião dela.

      Eliminar
  3. Minha querida, todos os miudos passam por fases boas e outras menos boas. Mas tudo se ultrapassa com amor carinho e MUITA PACIÊNCIA!

    Tens uns filhos fantásticos e nunca esqueças isso!

    Beijo bom de mãe para mãe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Paula, o meu filho mais velho tem-me ensinado muito. Mas em relação ao do meio não é bem uma questão de "fase", acho que será mais que isso. Vamos ver...

      E claro que não esqueço que eles são fantásticos, porque o são mesmo :)

      Beijos grandes para ti Mãe ;)


      Eliminar
  4. Longe de mim ser alarmista, mas há um fenómeno nos tempos modernos que ainda está pouco estudado e explorado no nosso país. Hiperatividade das crianças. A forma como descreves o teu do meio mostra indícios de alguma hiperatividade. Dificuldade de concentração, dificuldade em estar "sossegado", normalmente são excelentes alunos nas matemáticas, mas nas letras a coisa não corre tão bem devido ao baixo nível de concentração. Não estou a dizer que é e que seja um problema grave. Mas só quero alertar que pode haver um motivo por trás disso e não apenas essa coisa de "é próprio da idade", "é normal", "isso passa". Se a escola tiver psicólogo, conversa com ele. Fala nisto. Vê a possibilidade de lhe fazerem alguns testes para avaliar se há algum indício de hiperatividade.
    Bjinhos e tem sempre orgulho dos teus filhos e da mãe que és :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por isso mesmo que ando com a pulga atrás da orelha. Porque já li vários artigos sobre a hiperactividade (inclusivamente no site da "Diferenças" - Centro de Desenvolvimento Infantil - há um que descreve quase todas as características que vejo nele) e se há uns dois anos atrás não quis ser precipitada e achei que podia ser apenas mesmo uma fase, agora acho que é tempo a mais, não vendo grandes alterações e as que vejo são para pior.

      Obrigada Raiozinho, pelas tuas palavras.

      Beijinhos

      Eliminar

Labels

... (186) ' (1) 'Cóltura (1) 'o melhor país do mundo' (9) 'o melhor país do mundo'; (1) 'One Good Deed a Day' (15) "Cóltura" (5) "o melhor país do mundo" (78) 101 coisas em 1001 dias (4) 2010 (8) 2011 (7) 2012 (6) 2013 (2) 2013 Technicolor (55) 2014 (3) 25 de Abril (2) 30 dias para o Natal 30 agradecimentos (30) 31 dias para o Novo Ano 31 desejos (31) a idade não perdoa (1) a minha família (9) a minha família e a blogosfera (3) a vida como ela é (121) actualidade (1) ai (1) ai... (1) alegria no trabalho (1) almoço (1) amigos (8) animais (12) aniversários (38) aprender (2) aquilo que eu acho (1) as amantes do verão (31) atletismo (1) atrasados mentais (2) Benfica (5) blog (36) blogger (2) Blogosfera (162) Boas ideias (1) bullying (1) cabeça no ar (2) calor (1) cansaço (1) Carnaval (5) cinema (21) Citações (26) coisas boas (4) coisas da maternidade (1) coisas giras (2) coisas hilariantes (1) coisas minhas (89) coisas que gosto (142) coisas que me acontecem (1) coisas que me sabem bem (1) coisas que não compreendo (2) coisas raras (1) coisas sem interesse nenhum (1) coisas simples (1) conselhos (5) crise (1) crónicas (1) culinária (18) de vez em quando sabe bem desabafar (1) decisões em família (1) desafio 12 meses (12) desafios (143) desporto (3) dias especiais (17) dinheiro (52) doenças (37) eleições (10) escritores (1) escritos que gosto (3) estação favorita (2) estações favoritas (5) Eu (283) eu sou assim (4) Eu sou dadora de sangue com muito orgulho (1) Eu sou dadora de sangue com nuito orgulho (1) exageros (1) F/M (4) faltas de educação (15) Família (103) (9) felicidade (6) férias (107) Filhos (199) fim-de-semana (1) finanças (6) fobias (1) fora do trabalho (1) fotografia (94) fruta (1) Futebol (44) grandes verdades que vou encontrando por aí (1) greve (2) gulodices (1) hobbies (23) idade (1) Idiotas com "i" grande (1) idiotices sem explicação (6) indecisões... (4) Inícios (8) intuição (1) irmã (1) irritações (1) jornais (16) justiça para todos? (14) liberdade (2) Lisboa (1) livros (80) marmitas (1) mau feitio (1) mau feitio... (209) mazelas minhas (2) mimos (15) momentos bons (1) Mundo (49) música (106) música/dança???? (1) Natal (72) net (62) o melhor país do mundo (9) Pai (5) palavra do dia (36) parvoíces (3) parvoíces minhas (1) parvoíces... (59) pausas que me sabem bem (1) pequenos prazeres (1) perda de peso (7) pessoas especiais (39) pessoas por aí (1) Pobre Portugal... (8) poesia (1) Política (125) Portugal (128) Portugal - liberdade (4) Portugal. liberdade (4) poupança (7) praia (3) preguiçosa (1) Projecto 365 (67) publicidade (30) quando eu era pequenina (6) Rádio (25) reflexões (56) relaxar (4) revistas (3) Saúde (36) selos (4) sobre os preconceitos e as lições que a vida nos dá (1) sol (1) solidariedade (2) sonhos... (1) Tejo (1) Tempo (115) tenho frio (1) todos diferentes todos iguais (1) tontices (2) trabalho (157) trabalhos manuais (2) trânsito (3) transportes (6) tv (80) vícios (6) vida escolar (45) YES (1)

Também leio...

LilySlim Weight charts

As fotografias inseridas neste blog têm origem em:

- Mim própria;
- i can read;
- And it's love;
- vi.sualise.us;
- google;
- Pinterest

Qualquer foto vossa que aqui estiver e que não queiram publicada, digam, que eu retiro imediatamente.