sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Catequese (post um bocadinho polémico para os católicos "praticantes" - essa é outra questão...)

Já expliquei aqui várias vezes a minha posição em relação à fé. Sou baptizada, acredito em Deus, falo com Ele quase todos os dias, mas não frequento a Igreja, nem sigo a maior parte dos seus rituais, não me dizem nada. O meu marido tem outro entendimento em relação à religião e segue muitos dos preceitos que a Igreja "dita".

Em relação aos nosso filhos, o mais velho (que é apenas meu filho), foi baptizado com 9 meses (porque eu e o meu ex éramos relativamente novos e a família - toda ela religiosa - "impunha" que se o fizesse) mas, a partir daí, nada mais aconteceu, pois quisemos deixar ao seu critério e ele não quis frequentar a catequese. O miúdo do meio foi também baptizado com 6 meses, neste caso digamos que foi um baptizado "à pressa" porque o meu sogro  tinha uma doença terminal e queríamos que ele ainda estivesse em condições de assistir ao baptizado do único neto (na altura). A miúda mais nova, com 5 anos, ainda não é baptizada (com grande mágoa do pai), porque se tem vindo a adiar, ora por uma circunstância, ora por outra. Em princípio acontecerá quando ela para o ano começar a frequentar a catequese.

E este longo texto porquê? Porque o míúdo do meio, por "pressão" do pai (e aceitação dele, porque senão era eu que me impunha) está na catequese  neste momento e começam a "impor-se" aqueles rituais que a mim não me dizem nada, mas que somos como que "obrigados" a cumprir. Recebi agora um mail a comunicar-me que no dia X, às X horas, os meninos e as suas famílias são "convidados" (mais convocados...) a rezar o terço na Igreja X. E é isto que me chateia: para não contrariar o pai, não me opus a que o miúdo frequentasse a catequese, mas agora por causa disso, tenho que acompanhar todos estes rituais que a mim apenas servem para... nada (como já disse, para falar com Ele, não preciso de textos pré-definidos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Labels

... (186) ' (1) 'Cóltura (1) 'o melhor país do mundo' (9) 'o melhor país do mundo'; (1) 'One Good Deed a Day' (15) "Cóltura" (5) "o melhor país do mundo" (78) 101 coisas em 1001 dias (4) 2010 (8) 2011 (7) 2012 (6) 2013 (2) 2013 Technicolor (55) 2014 (3) 25 de Abril (2) 30 dias para o Natal 30 agradecimentos (30) 31 dias para o Novo Ano 31 desejos (31) a idade não perdoa (1) a minha família (9) a minha família e a blogosfera (3) a vida como ela é (121) actualidade (1) ai (1) ai... (1) alegria no trabalho (1) almoço (1) amigos (8) animais (12) aniversários (38) aprender (2) aquilo que eu acho (1) as amantes do verão (31) atletismo (1) atrasados mentais (2) Benfica (5) blog (36) blogger (2) Blogosfera (162) Boas ideias (1) bullying (1) cabeça no ar (2) calor (1) cansaço (1) Carnaval (5) cinema (21) Citações (26) coisas boas (4) coisas da maternidade (1) coisas giras (2) coisas hilariantes (1) coisas minhas (89) coisas que gosto (142) coisas que me acontecem (1) coisas que me sabem bem (1) coisas que não compreendo (2) coisas raras (1) coisas sem interesse nenhum (1) coisas simples (1) conselhos (5) crise (1) crónicas (1) culinária (18) de vez em quando sabe bem desabafar (1) decisões em família (1) desafio 12 meses (12) desafios (143) desporto (3) dias especiais (17) dinheiro (52) doenças (37) eleições (10) escritores (1) escritos que gosto (3) estação favorita (2) estações favoritas (5) Eu (283) eu sou assim (4) Eu sou dadora de sangue com muito orgulho (1) Eu sou dadora de sangue com nuito orgulho (1) exageros (1) F/M (4) faltas de educação (15) Família (103) (9) felicidade (6) férias (107) Filhos (199) fim-de-semana (1) finanças (6) fobias (1) fora do trabalho (1) fotografia (94) fruta (1) Futebol (44) grandes verdades que vou encontrando por aí (1) greve (2) gulodices (1) hobbies (23) idade (1) Idiotas com "i" grande (1) idiotices sem explicação (6) indecisões... (4) Inícios (8) intuição (1) irmã (1) irritações (1) jornais (16) justiça para todos? (14) liberdade (2) Lisboa (1) livros (80) marmitas (1) mau feitio (1) mau feitio... (209) mazelas minhas (2) mimos (15) momentos bons (1) Mundo (49) música (106) música/dança???? (1) Natal (72) net (62) o melhor país do mundo (9) Pai (5) palavra do dia (36) parvoíces (3) parvoíces minhas (1) parvoíces... (59) pausas que me sabem bem (1) pequenos prazeres (1) perda de peso (7) pessoas especiais (39) pessoas por aí (1) Pobre Portugal... (8) poesia (1) Política (125) Portugal (128) Portugal - liberdade (4) Portugal. liberdade (4) poupança (7) praia (3) preguiçosa (1) Projecto 365 (67) publicidade (30) quando eu era pequenina (6) Rádio (25) reflexões (56) relaxar (4) revistas (3) Saúde (36) selos (4) sobre os preconceitos e as lições que a vida nos dá (1) sol (1) solidariedade (2) sonhos... (1) Tejo (1) Tempo (115) tenho frio (1) todos diferentes todos iguais (1) tontices (2) trabalho (157) trabalhos manuais (2) trânsito (3) transportes (6) tv (80) vícios (6) vida escolar (45) YES (1)

Também leio...

LilySlim Weight charts

As fotografias inseridas neste blog têm origem em:

- Mim própria;
- i can read;
- And it's love;
- vi.sualise.us;
- google;
- Pinterest

Qualquer foto vossa que aqui estiver e que não queiram publicada, digam, que eu retiro imediatamente.