quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Exemplo de vida

"História de Vida - 4


Eu adorava o meu Pai. Ele era tudo para mim. Era a minha vida, o meu protector, o meu grande amigo e compincha. Passávamos horas a brincar e a conversar. Eu sabia que ele me amava incondicionalmente e ele sabia que eu precisava dele para ser feliz. A minha mãe era uma espécie de vulto. Estava lá, mas existia uma distância cerimoniosa. Não havia grande afecto, apenas um contacto quotidiano ditado pelas tarefas diárias.

Ele ensinou-me a pescar. A ler e a fazer cálculos. Disse-me que o melhor da vida é quando conseguimos parar o tempo. E que isso só acontece quando somos sinceramente felizes. Não existem horas ou dias. Apenas nós e as pessoas de quem gostamos e os momentos que vivemos juntos. Disse-me que era médico porque achava que todos têm direito a uma segunda oportunidade e que odiava quando falhava. Disse-me que o dinheiro corrompia quando é mal usado e ensinou-me a ser forte e a lutar apesar de todas as dificuldades que podiam surgir.

Tinha eu 15 anos e era um Domingo de Sol. Dia 15 de Junho – 11:32 da manhã – o momento em que o meu pai morreu. Foi uma dor muito grande. Tão grande que eu tentei suicidar-me logo a seguir à notícia, mas o meu Tio soube tirar-me a faca que eu tinha agarrado antes de fazer cortes mais profundos nos pulsos. Naquele momento eu não conseguia imaginar a minha vida sem o meu Pai, nem conseguia suportar aquela dor que me consumia por dentro. Eu sabia que o meu corpo estava vivo, mas a minha alma tinha morrido naquele dia.

Passei a andar em estado vegetativo, sem sentir nada, sem me importar com nada. E assim passou um ano. E a minha mãe onde estava? Andava demasiado ocupada a gastar o dinheiro do meu pai e namorar com um homem 20 anos mais novo. Sentia-me um miserável…

Num desses dias cinzentos em que estava a chegar a casa, passou por mim uma vizinha que já tinha sido paciente do meu pai. Ela olhou-me nos olhos disse-me que o meu Pai lhe tinha dado uma segunda oportunidade de viver e que era injusto o meu pai ter sido brutalmente atropelado sem ter tido uma única oportunidade de lutar pela vida. Abraçou-me forte e disse ao meu ouvido: ”Não desistas de ti. O teu Pai disse-me que apenas tu e a tua felicidade eram importantes para ele. Não o desapontes.” Cheguei a casa a chorar. Abri a porta da sala e encontrei a minha mãe a fazer sexo oral àquele homem nojento à frente da fotografia do meu Pai. Atirei-lhes a minha mochila e gritei-lhes o quanto os odiava e o quanto me causavam repulsa.

Enfiei-me no meu quarto e fiz uma promessa a mim mesmo e ao meu pai. Sair daquela casa quando tivesse 18 anos e ser médico tal e qual o meu pai. Assim, com 16 anos comecei a trabalhar todos os dias a estudar com afinco. Mal dormia, mal comia. Andava sempre com umas olheiras até aos pés. E enquanto isto, a minha mãe vivia uma vida de rica em que só se importava com sapatos e roupa e jóias e homens. Sim, porque ela passou a coleccionar namorados.

No dia em que fiz 18 anos fiz a mala e deixei um bilhete à minha mãe a dizer que tinha saído de casa, que nunca mais iria voltar e para ela esquecer que eu existia.

Entrei na universidade em Medicina. Paguei sozinho o curso e licenciei-me com a média mais elevada da minha turma.

Sou actualmente um neurocirurgião competente que dá uma segunda oportunidade às pessoas para viverem e serem felizes. Estou a ensinar o meu filho a pescar e estou a pagar o lar em que a minha mãe está internada com Alzheimer.

Vou todas as semanas ao cemitério onde me limito a ficar em silêncio e a pensar que o meu Pai deve estar orgulhoso de mim e que de certa forma, eu tornei-me num espelho dele. De tal forma, que por vezes me sinto ser ele, por mais estranho que soe."

Daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Labels

... (186) ' (1) 'Cóltura (1) 'o melhor país do mundo' (9) 'o melhor país do mundo'; (1) 'One Good Deed a Day' (15) "Cóltura" (5) "o melhor país do mundo" (78) 101 coisas em 1001 dias (4) 2010 (8) 2011 (7) 2012 (6) 2013 (2) 2013 Technicolor (55) 2014 (3) 25 de Abril (2) 30 dias para o Natal 30 agradecimentos (30) 31 dias para o Novo Ano 31 desejos (31) a idade não perdoa (1) a minha família (9) a minha família e a blogosfera (3) a vida como ela é (121) actualidade (1) ai (1) ai... (1) alegria no trabalho (1) almoço (1) amigos (8) animais (12) aniversários (38) aprender (2) aquilo que eu acho (1) as amantes do verão (31) atletismo (1) atrasados mentais (2) Benfica (5) blog (36) blogger (2) Blogosfera (162) Boas ideias (1) bullying (1) cabeça no ar (2) calor (1) cansaço (1) Carnaval (5) cinema (21) Citações (26) coisas boas (4) coisas da maternidade (1) coisas giras (2) coisas hilariantes (1) coisas minhas (89) coisas que gosto (142) coisas que me acontecem (1) coisas que me sabem bem (1) coisas que não compreendo (2) coisas raras (1) coisas sem interesse nenhum (1) coisas simples (1) conselhos (5) crise (1) crónicas (1) culinária (18) de vez em quando sabe bem desabafar (1) decisões em família (1) desafio 12 meses (12) desafios (143) desporto (3) dias especiais (17) dinheiro (52) doenças (37) eleições (10) escritores (1) escritos que gosto (3) estação favorita (2) estações favoritas (5) Eu (283) eu sou assim (4) Eu sou dadora de sangue com muito orgulho (1) Eu sou dadora de sangue com nuito orgulho (1) exageros (1) F/M (4) faltas de educação (15) Família (103) (9) felicidade (6) férias (107) Filhos (199) fim-de-semana (1) finanças (6) fobias (1) fora do trabalho (1) fotografia (94) fruta (1) Futebol (44) grandes verdades que vou encontrando por aí (1) greve (2) gulodices (1) hobbies (23) idade (1) Idiotas com "i" grande (1) idiotices sem explicação (6) indecisões... (4) Inícios (8) intuição (1) irmã (1) irritações (1) jornais (16) justiça para todos? (14) liberdade (2) Lisboa (1) livros (80) marmitas (1) mau feitio (1) mau feitio... (209) mazelas minhas (2) mimos (15) momentos bons (1) Mundo (49) música (106) música/dança???? (1) Natal (72) net (62) o melhor país do mundo (9) Pai (5) palavra do dia (36) parvoíces (3) parvoíces minhas (1) parvoíces... (59) pausas que me sabem bem (1) pequenos prazeres (1) perda de peso (7) pessoas especiais (39) pessoas por aí (1) Pobre Portugal... (8) poesia (1) Política (125) Portugal (128) Portugal - liberdade (4) Portugal. liberdade (4) poupança (7) praia (3) preguiçosa (1) Projecto 365 (67) publicidade (30) quando eu era pequenina (6) Rádio (25) reflexões (56) relaxar (4) revistas (3) Saúde (36) selos (4) sobre os preconceitos e as lições que a vida nos dá (1) sol (1) solidariedade (2) sonhos... (1) Tejo (1) Tempo (115) tenho frio (1) todos diferentes todos iguais (1) tontices (2) trabalho (157) trabalhos manuais (2) trânsito (3) transportes (6) tv (80) vícios (6) vida escolar (45) YES (1)

Também leio...

LilySlim Weight charts

As fotografias inseridas neste blog têm origem em:

- Mim própria;
- i can read;
- And it's love;
- vi.sualise.us;
- google;
- Pinterest

Qualquer foto vossa que aqui estiver e que não queiram publicada, digam, que eu retiro imediatamente.