terça-feira, 13 de julho de 2010

Memória

Fará, no próximo dia 30 de Julho, 27 anos que ocorreu o acidente de automóvel que mudou a minha vida para sempre. Não vou estar aqui a falar disso, até porque já contei alguma coisa sobre o que aconteceu num post anterior.

Mas uma das muitas sequelas que o acidente me deixou foi terem-se apagado praticamente todas as memórias que tinha anteriores àquele dia. Não me esqueci de quem sou, de quantos anos tenho, onde moro, em que ano estamos, nada dessas cenas próprias dos filmes. Nada disso. Aquilo a que me refiro é que tenho recordações vagas, consigo lembrar-me de coisas que fazia quando era pequenina, hábitos, mas lembrar de cenas específicas que por vezes me contam... não consigo. Algumas das coisas que tenho falado no blog sobre quando era miúda são-me ditas por outros, não é que me recorde concretamente delas. Incomoda-me muito, por exemplo, não me recordar do rosto do meu pai. Eu tinha 15 anos, portanto ainda foram muitos anos de vida com ele, e eu não me lembro do rosto dele. Só quando vejo fotografias (que ainda por cima são poucas, pois era ele que as tirava) é que o vejo e isso deixa-me de rastos.

Outra das coisas que tenho pena que me tenha acontecido, relacionado com este problema, é que de tantos livros que li, e que realmente adorei, e que me fizeram sonhar (isso sei que aconteceu), não me lembro das suas histórias. Se vir os seu títulos, sei que os li, lembro-me do tema ou da história, mas no geral. Não daquelas linhas especiais, que gostamos de escrever num caderninho (agora faço isso, antes, com pena minha, não o fiz), não do porquê de ter gostado tanto do livro (que sei que gostei, mas lá está, não consigo especificar nenhuma parte desse mesmo livro).E isso perdura. Ainda hoje, leio um livro, agarro-me a ele com "unhas e dentes" (que raio de maneira de descrever a leitura de um livro), com um prazer imenso e depois, passados dois ou três dias, é como se apenas o tivesse lido "por alto", de fugida.

É estranho. Eu sei que é, mas é mesmo assim que se passa. Se já procurei saber o porquê, junto dos médicos? Não. Porquê? Porque conforme não tenho essas memórias, também não me lembro do acidente em si (sei que ia acordada, por isso terei presenciado tudo), e tenho muito medo de vir a despertar essa memória tão má, em que o meu pai morreu à minha frente e outra pessoa amiga morreu ao meu lado. E isso não quero. Prefiro recordar o meu pai nas fotografias, prefiro ouvir histórias sobre mim pela boca dos outros, prefiro ler os livros 2 e 3 vezes para poder recordar as suas histórias. Prefiro perder um bocadinho de mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Labels

... (186) ' (1) 'Cóltura (1) 'o melhor país do mundo' (9) 'o melhor país do mundo'; (1) 'One Good Deed a Day' (15) "Cóltura" (5) "o melhor país do mundo" (78) 101 coisas em 1001 dias (4) 2010 (8) 2011 (7) 2012 (6) 2013 (2) 2013 Technicolor (55) 2014 (3) 25 de Abril (2) 30 dias para o Natal 30 agradecimentos (30) 31 dias para o Novo Ano 31 desejos (31) a idade não perdoa (1) a minha família (9) a minha família e a blogosfera (3) a vida como ela é (121) actualidade (1) ai (1) ai... (1) alegria no trabalho (1) almoço (1) amigos (8) animais (12) aniversários (38) aprender (2) aquilo que eu acho (1) as amantes do verão (31) atletismo (1) atrasados mentais (2) Benfica (5) blog (36) blogger (2) Blogosfera (162) Boas ideias (1) bullying (1) cabeça no ar (2) calor (1) cansaço (1) Carnaval (5) cinema (21) Citações (26) coisas boas (4) coisas da maternidade (1) coisas giras (2) coisas hilariantes (1) coisas minhas (89) coisas que gosto (142) coisas que me acontecem (1) coisas que me sabem bem (1) coisas que não compreendo (2) coisas raras (1) coisas sem interesse nenhum (1) coisas simples (1) conselhos (5) crise (1) crónicas (1) culinária (18) de vez em quando sabe bem desabafar (1) decisões em família (1) desafio 12 meses (12) desafios (143) desporto (3) dias especiais (17) dinheiro (52) doenças (37) eleições (10) escritores (1) escritos que gosto (3) estação favorita (2) estações favoritas (5) Eu (283) eu sou assim (4) Eu sou dadora de sangue com muito orgulho (1) Eu sou dadora de sangue com nuito orgulho (1) exageros (1) F/M (4) faltas de educação (15) Família (103) (9) felicidade (6) férias (107) Filhos (199) fim-de-semana (1) finanças (6) fobias (1) fora do trabalho (1) fotografia (94) fruta (1) Futebol (44) grandes verdades que vou encontrando por aí (1) greve (2) gulodices (1) hobbies (23) idade (1) Idiotas com "i" grande (1) idiotices sem explicação (6) indecisões... (4) Inícios (8) intuição (1) irmã (1) irritações (1) jornais (16) justiça para todos? (14) liberdade (2) Lisboa (1) livros (80) marmitas (1) mau feitio (1) mau feitio... (209) mazelas minhas (2) mimos (15) momentos bons (1) Mundo (49) música (106) música/dança???? (1) Natal (72) net (62) o melhor país do mundo (9) Pai (5) palavra do dia (36) parvoíces (3) parvoíces minhas (1) parvoíces... (59) pausas que me sabem bem (1) pequenos prazeres (1) perda de peso (7) pessoas especiais (39) pessoas por aí (1) Pobre Portugal... (8) poesia (1) Política (125) Portugal (128) Portugal - liberdade (4) Portugal. liberdade (4) poupança (7) praia (3) preguiçosa (1) Projecto 365 (67) publicidade (30) quando eu era pequenina (6) Rádio (25) reflexões (56) relaxar (4) revistas (3) Saúde (36) selos (4) sobre os preconceitos e as lições que a vida nos dá (1) sol (1) solidariedade (2) sonhos... (1) Tejo (1) Tempo (115) tenho frio (1) todos diferentes todos iguais (1) tontices (2) trabalho (157) trabalhos manuais (2) trânsito (3) transportes (6) tv (80) vícios (6) vida escolar (45) YES (1)

Também leio...

LilySlim Weight charts

As fotografias inseridas neste blog têm origem em:

- Mim própria;
- i can read;
- And it's love;
- vi.sualise.us;
- google;
- Pinterest

Qualquer foto vossa que aqui estiver e que não queiram publicada, digam, que eu retiro imediatamente.