segunda-feira, 26 de março de 2012

E sobre o meu Benfica

é mesmo isto:

O campeonato que ninguém quer ganhar

Porto e Benfica não jogam nada, essa é que é essa. Não me admirava que a Académica engasgasse hoje o Braga, depois de ter empatado com o Benfica e o Porto. Estou proibido de ir à Luz amanhã, ordens do médico, mas a verdade é que, ao contrário do que parece acontecer com a equipa, eu quero é o campeonato. E este já devia estar ganho há que tempos. A exibição de Olhão conseguiu ser à altura da de Guimarães, e eu achava isso impossível. O discurso fácil da arbitragem esconde culpas próprias que são evidentes, pelo menos para mim: a equipa joga muito pouco, não existe plano B quando as coisas correm para o torto e sobretudo, há ali qualquer coisa que falha, na liderança. Só isso explica a falta de atitude e a maneira fácil como qualquer equipa, mesmo um Olhanense desfalcadíssimo, consegue evitar que o Benfica faça golos. Os jogadores, simplesmente, não fazem ideia do que devem fazer para mudar o jogo.


Dicas de treinador de bancada: experimentem ir à linha de fundo cruzar, abrindo espaços ao meio. Se tiverem dúvidas, Nolito, Bruno Cesar, Gaitan, Witsel...perguntem ao Maxi, que é o único que sabe fazê-lo. Se abrirem o jogo nas alas e não meterem sempre para o meio, o campo vai tornar-se maior, vão aparecer mais espaços, vão aparecer mais jogadores da defesa com dificuldade no posicionamento. Os avançados terão assim espaço para se mexerem e trocar as voltas às marcações, até aqui fáceis demais. Com mais intensidade, (sim meninos têm de correr mais, e cansar-se com nexo, sem ser o correr à toa, têm de saber pensar o jogo a cada momento) Nélson Oliveira pode explorar a sua própria velocidade, Cardozo ganha razão de existir (senão está só perdido o jogo todo, sem que lhe chegue uma bola). Rodrigo torna-se letal. E outra coisa: não sejam burros. Um tipo com a categoria do Aimar não pode ser tanso e fazer aquele movimento ao ir à bola, está mesmo a pedir chuva. Só pode queixar-se de si próprio, não me lixem. Por falar em burrice no campo: Emerson não inventes. Nada. Cortas a bola quando conseguires, entregas ao companheiro que estiver mais perto. Não fintes. Tipo autómato mesmo, nada de criar. Witsel: acorda para a vida. Tanto talento tem de aparecer em campo, não te escondas do jogo por baixo do penteado afro. Faz-te à vida, puto, não sejas preguiçoso. Gaitan: a sério, vais para Inglaterra no fim da época, ser milionário e isso, mas até lá deixa de passares o tempo armado em bom e sê bom mais vezes. Deixa-te de toques da treta e mete a bola nos avançados ou na baliza que é para isso que te pagam. Podes fazer os golos bonitos que quiseres, mas evita perder a bola por querer fazer sempre bonitinho. Jardel, diz ao Jesus que o Miguel Vitor é melhor. Javi, obrigado, pá. Dá uns carolos aí à rapaziada que anda a dormir no campo. Saviola: a sério, não podes fazer ar de calimero o ano inteiro e depois falhar um golo daqueles no último minuto. Tens categoria para muito mais, deixa-te de amuos. Luisão, reza mais, que não está a chegar. E se um ou outro passe longo chegam là à frente, não é por isso que vais passar o jogo a fazer a mesma coisa! Nolito e Bruno Cesar, só isto: chegar à linha de fundo vá...duas vezes em cada parte. Serão, ao todo, 8 cruzamentos para a área, dá-me ideia que estaremos mais próximos do golo, do que com aquelas vossas fintas para dentro, que acabam quase sempre com a bola na equipa dos outros.

Metam garra a disputar cada lance como se fosse o último. Joguem como equipa, sejam mais espertos que os adversários, mas não os substimem que o jogo das suas vidas é sempre o jogo contra o Benfica.

E metam isto na cabeça: vocês têm a obrigação de fazer mais, a vossa camisola é a do Benfica. E se conseguirem ser campeões não fiquem convencidos que são os maiores: terão feito, apenas, a vossa obrigação. JJ é duro?

Passem pela bancada, um dia destes.

Escrito pelo Pedro Ribeiro, claro.





2 comentários:

Labels

... (186) ' (1) 'Cóltura (1) 'o melhor país do mundo' (9) 'o melhor país do mundo'; (1) 'One Good Deed a Day' (15) "Cóltura" (5) "o melhor país do mundo" (78) 101 coisas em 1001 dias (4) 2010 (8) 2011 (7) 2012 (6) 2013 (2) 2013 Technicolor (55) 2014 (3) 25 de Abril (2) 30 dias para o Natal 30 agradecimentos (30) 31 dias para o Novo Ano 31 desejos (31) a idade não perdoa (1) a minha família (9) a minha família e a blogosfera (3) a vida como ela é (121) actualidade (1) ai (1) ai... (1) alegria no trabalho (1) almoço (1) amigos (8) animais (12) aniversários (38) aprender (2) aquilo que eu acho (1) as amantes do verão (31) atletismo (1) atrasados mentais (2) Benfica (5) blog (36) blogger (2) Blogosfera (162) Boas ideias (1) bullying (1) cabeça no ar (2) calor (1) cansaço (1) Carnaval (5) cinema (21) Citações (26) coisas boas (4) coisas da maternidade (1) coisas giras (2) coisas hilariantes (1) coisas minhas (89) coisas que gosto (142) coisas que me acontecem (1) coisas que me sabem bem (1) coisas que não compreendo (2) coisas raras (1) coisas sem interesse nenhum (1) coisas simples (1) conselhos (5) crise (1) crónicas (1) culinária (18) de vez em quando sabe bem desabafar (1) decisões em família (1) desafio 12 meses (12) desafios (143) desporto (3) dias especiais (17) dinheiro (52) doenças (37) eleições (10) escritores (1) escritos que gosto (3) estação favorita (2) estações favoritas (5) Eu (283) eu sou assim (4) Eu sou dadora de sangue com muito orgulho (1) Eu sou dadora de sangue com nuito orgulho (1) exageros (1) F/M (4) faltas de educação (15) Família (103) (9) felicidade (6) férias (107) Filhos (199) fim-de-semana (1) finanças (6) fobias (1) fora do trabalho (1) fotografia (94) fruta (1) Futebol (44) grandes verdades que vou encontrando por aí (1) greve (2) gulodices (1) hobbies (23) idade (1) Idiotas com "i" grande (1) idiotices sem explicação (6) indecisões... (4) Inícios (8) intuição (1) irmã (1) irritações (1) jornais (16) justiça para todos? (14) liberdade (2) Lisboa (1) livros (80) marmitas (1) mau feitio (1) mau feitio... (209) mazelas minhas (2) mimos (15) momentos bons (1) Mundo (49) música (106) música/dança???? (1) Natal (72) net (62) o melhor país do mundo (9) Pai (5) palavra do dia (36) parvoíces (3) parvoíces minhas (1) parvoíces... (59) pausas que me sabem bem (1) pequenos prazeres (1) perda de peso (7) pessoas especiais (39) pessoas por aí (1) Pobre Portugal... (8) poesia (1) Política (125) Portugal (128) Portugal - liberdade (4) Portugal. liberdade (4) poupança (7) praia (3) preguiçosa (1) Projecto 365 (67) publicidade (30) quando eu era pequenina (6) Rádio (25) reflexões (56) relaxar (4) revistas (3) Saúde (36) selos (4) sobre os preconceitos e as lições que a vida nos dá (1) sol (1) solidariedade (2) sonhos... (1) Tejo (1) Tempo (115) tenho frio (1) todos diferentes todos iguais (1) tontices (2) trabalho (157) trabalhos manuais (2) trânsito (3) transportes (6) tv (80) vícios (6) vida escolar (45) YES (1)

Também leio...

LilySlim Weight charts

As fotografias inseridas neste blog têm origem em:

- Mim própria;
- i can read;
- And it's love;
- vi.sualise.us;
- google;
- Pinterest

Qualquer foto vossa que aqui estiver e que não queiram publicada, digam, que eu retiro imediatamente.